quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Primeira entrevista

Fui convidado para dar uma entrevista a um jornal da cidade de Praia Grande, Jornal Folha da Baixada e a entrevista que foi enviada por email para nós.
Vou aqui apenas colocar as respostas da Carolina, perceba que em algumas frases ela completa com termos em ingles e sem acentos em portugues.

Segue a entrevista:
1. De onde/quem surgiu a ideia de fazer intercâmbio?
Bom, a verdade e que o meu pai sempre quis morar fora, mas ele nunca colocou essa ideia na minha cabeca. O Intercambio comecou a ser uma ideia ha 4 anos atras quando o meu pai entrou no rotary e eu entrei no Interact, isso fez com que eu estivesse sempre com intercambistas, inbounds, outbounds, e rebounds. e isso sim me fez ver que era isso o o que eu queria pra mim, eu descobri que eu queria ser intercambista. No comeco a minha mae foi contra mas aos poucos ela entendeu que isso seria uma grande experiencia.
2. Como foi decidido o intercâmbio? Quem escolheu o local para onde ela iria? Houve resistência de alguém à ideia de ela ir para longe, por muito tempo, sozinha?
Eu decidi pra onde eu queria ir, logico que os meus pais quiseram interferir e dizer um ou outro. No Intercambio de Rotary nao se escolhe os paises como por agencia. No programa voce faz uma lista, em ordem de preferencia, e pela sua colocacao na prova o seu destino e escolhido. No comeco a maior resiatencia foi da minha mae, mas na reta final foi do meu pai.
3. Por quanto tempo ela ficará fora? Da parte de vocês, pais, como foram os preparativos para a viagem?
Eu vou ficar 1 ano mas eu ja estou aqui ha quase 6 meses. Os preparativos foram intensos, principalmente a parte de documentos, tirar visto, pagar taxas. Mas as outras partes sao bem tranquila, e como se preparar pra uma viagem qualquer.
4. Como foi o dia da partida?
Pra mim o dia da partida foi bem tranquilo. Eu estava confiante. Os meus pais e o meu padrinho estavam no aeroporto e duas das minhas melhores amigas apareceram de supresa e fizeram o dia ser mais relaxante. O meu padrinho trabalha no aeroporto o que da acesso a ele ir em areas so para passageiros entao ele me acompanhou em tudo e tinha mais gente do grupo do rotary que estava indo viajar no mesmo dia e eu conheci algumas pessoas no aeroporto tambem
5. Como é a comunicação entre vocês? Ela telefona, escreve etc? Sobre o que costumam conversar?
Ah... eu costumo telefonar, eu gosto de ouvir a voz. As vezes nao tem nada pra conversar mas e bom sentir que mesmo longe nos ainda estamos perto.
6. A partir das primeiras impressões que ela teve (saudade, choque cultural, clima, estar sozinha etc), o que vocês sentiram?
A minha familia americana e maravilhosa mas isso nao impede de sentir saudades e do choque cultural, principalmente para brasileiros, porque nos estamos acostumados a culturas diferentes, e no comeco eu ainda nao tinha feito amizades entao fica dificil to keep it up porque voce nao tem alguem pra conversar quando voce precisa e com o fuso horario nem sempre da pra ligar na hora que voce precisa.
7. Qual é o sentimento de vocês, no dia-a-dia, sem a menina?
Bom eu nao sei porque no caso I'm daddy's little girl.
8. Na opinião de vocês, qual é a importância do intercâmbio na formação de um estudante?
Eu nao acho que a importancia do intercambio esta na formacao do estudante, mas na formacao do adolescente. O intercambista esta em outro pais, e a palavra chave e adaptacao. como intercambista eu aprendi a ser eu mesma e ainda assim me adaptar a uma nova situcao. e quando acontece alguma coisa voce tem que resolver sozinha, porque os seus pais nao podem resolver por voce, isso nao quer dizer que voce nao pode pedir ajuda, mas a ajuda deve ser de alguem do pais que voce esta. sometimes you just have to keep going even if you think you are lost.
9. Há alguma história que ilustre bem a relação da distância, da saudade, entre vocês? Se sim, por favor, conte-nos!
Bom alguma historia eu nao sei exatamente mas no blog do meu pai com certeza tem muitos fatos que mostram a nossa relacao, principalmente minha com o meu pai.

3 comentários:

Unknown disse...

Tudo muito emocionante, que bela experiência para esse trio maravilhoso....
Amo vcs....bjsss Rute

Ana Carol disse...

poxa pai cade a sua parte eu tambem quero ver

beijos
te amoo

Briza disse...

Antes eu nem tinha noção de como era um intercâmbio, agora eu sei pelo relato e vocês...
E da para imaginar o quanto é difícil para a família e para o intercambista, ficar um ano longe um do outro, as pessoas que enxergam a situação de fora, dizem que um ano passa logo, mas só quem está vivendo é que sabe.
A Carol se mostrou uma menina muito forte e decidida, essa fase da vida, acredito, que ficará marcada para sempre, e com certeza, por conta do intercâmbio ela amadureceu mais rápido, e se tornou uma mulher independente.
Aos olhos dos pais que á amam,vai sempre ver como aquela garotinha que adorava Sandy e Júnior...rsrsrs...
Bom...chega se não eu vou chorar...
Carol estou morrendo de saudades...
Que você seja muito feliz e que realize todos os seus sonhos ao longo de sua vida...
AHHH !!!! Também estou curiosa para ver a parte do Marco na entrevista...
Adoro vocês três...Beijão... :)